Sorriso Amarelo: Conheça 15 alimentos que escurecem os seus dentes!

Procure já a ODONTO Trevisani para orientá-lo sobre os procedimentos corretos para esse tratamento, garantindo dentes brancos de maneira saudável e duradora!

Também contamos com a Nutricionista Vanessa, para orientar uma alimentação saudável!!


Se você já tomou açaí ou vinho tinto deve ter reparado na hora como seu sorriso ficou roxinho e a boca manchada, né? Geralmente, uma boa escovação seguida do enxaguante bucal resolvem o problema, mas, se tomados frequentemente, os dentes podem ficar escurecidos de vez e é mais complicado deixá-los brancos novamente só com creme e escova. "É fácil identificar alimentos que podem escurecer os dentes por terem cores escuras. Porém, a mancha vai depender do tipo de alimento, da frequência de consumo e de hábitos de higiene de cada um", explica William Kabbach, profissional especializado em Dentística.

POR QUE OS DENTES ESCURECEM?

Sabia que a cor dos seus dentes vem de uma camada mais interna e não da que enxergamos? Essa camada é a dentina. Já o esmalte do dente funciona como o protetor da dentina e quando esse esmalte é afetado é que aparece o problema. O dente fica mais exposto, aumentando as chances de absorver os pigmentos do que comemos. Por isso, é importante a higiene logo depois. "A escovação dental ajuda muito se for feita com frequência e da forma correta, pois remove os corantes da superfície dos dentes, evitando o escurecimento ao longo do anos", diz William.

OS ALIMENTOS DE MAIOR RISCO

A acidez também pode causar manchas. Sabe o refrigerante que acompanha sua pizza no fim de semana? Ele pode ser um vilão para seu sorriso assim como as frutas cítricas. O excesso de alimentos muito ácidos aumenta as chances do dente sofrer com a ação dos pigmentos, pois o esmalte é atacado, perdendo minerais que são importantes para o bom funcionamento de toda a boca.

Se você não abre mão do cafezinho depois do almoço, compense com uma higiene bucal reforçada em seguida. Um bochecho com água também já ajuda a evitar que os corantes ou a acidez fiquem na boca, além de colaborar com o trabalho da saliva para repor os minerais do dente que haviam sido perdidos. Com os alimentos ácidos, aguarde entre 10 e 20 minutos para escovar os dentes.

QUANDO E COMO INVESTIR EM DENTES MAIS BRANCOS

A Dentística, também conhecida como odontologia estética, é a especialidade que resgata o sorriso e a autoestima de muitas pessoas. Para William, saúde e beleza devem caminhar juntas. "Uma boca saudável é uma boca esteticamente atraente. A Dentística está em constante evolução para poder melhorar a aparência do sorriso sempre conservando as estruturas saudáveis" comenta o dentista. O clareamento dental é uma opção para quem tem manchas permanentes que a escovação já não resolve por conta própria. "O branqueamento é indicado como primeira opção por ser um tratamento seguro e eficaz quando feito dentro das indicações técnicas", explica Kabbach.

Porém, só um profissional pode dizer se o clareamento é realmente indicado para o seu caso, já que as manchas podem surgir por diferentes motivos. "As manchas podem ter causa externa, seja por consumo de cigarros ou acúmulo de cálculo dental, ou causas internas nas estruturas do dente, como na dentina ou no esmalte. Se a pessoa quer ter os dentes clareados indico que procure um dentista de sua confiança que ele vai dizer a melhor técnica para cada um" indica William.

Artigo referenciado de: www.sorrisologia.com.br


Ligue e agende seu horários:

Tel: (43) 3141-0897 ou (43) 9644-7871